5 erros comuns que pessoas cometem ao planejar uma viagem de férias


Viajar é uma das melhores coisas da vida, já que é uma forma de conhecer outras culturas, novos lugares e viver experiências inesquecíveis. Mas, para que tudo aconteça dentro do esperado, é preciso se organizar, afinal, já imaginou visitar a região de Gramado e não aproveitar o melhor da Serra Gaúcha por falta de planejamento?

Esse é só um dos exemplos de como planejar uma viagem é fundamental e pode fazer toda a diferença para o sucesso das suas férias. Por isso, reunimos aqui os 5 erros mais cometidos na hora de organizar uma viagem e que devem ser evitados. Confira!

1. Não organizar adequadamente a bagagem

Na ânsia do embarque, muitas pessoas acabam enchendo as malas com itens desnecessários, levando mais bagagem do que realmente precisam, além de diversos artigos que podem ser encontrados no hotel ou flat onde estarão hospedados.

Analise o clima, para evitar carregar peças de roupa que não serão usadas. Nada de encher uma mala com vários modelos de calçados ou várias calças jeans, que ocupam muito espaço. Assim, você terá mais espaço para trazer as lembrancinhas do destino que visitou.

2. Não se prevenir sobre as mudanças climáticas

O clima pode tornar-se um grande problema, principalmente quando se viaja com crianças. Já pensou em você se preparar para viajar ao Rio de Janeiro para curtir o sol, as praias e participar de diversos passeios históricos e, de repente, começar a chover?

Esteja sempre de olho na previsão do tempo, acompanhando diariamente as mudanças meteorológicas antes de embarcar. Assim, você estará mais preparado e levará peças mais leves se o tempo estiver aberto e mais quente, ou roupas indicadas para o frio se as temperaturas forem mais amenas e houver possibilidade de chuva.

3. Não definir o roteiro ao planejar uma viagem

Viajar sem se planejar adequadamente não é uma boa ideia. Você certamente aproveitará bem menos do que deseja, não distribuirá corretamente as atividades ao longo dos dias e perderá a chance de conhecer lugares maravilhosos por má gestão do tempo.

É importante conhecer os trajetos que serão percorridos, a distância entre sua hospedagem e os locais a serem visitados, bem como, o meio de transporte a ser utilizado para fazer cada passeio, já que alguns exigem apenas uma pequena caminhada, enquanto outros, requerem guias de turismo e a compra antecipada de ingressos.

4. Não fazer reservas

Além dos problemas citados acima, não se planejar com antecedência também afetará suas experiências gastronômicas. Afinal, independente do destino escolhido, muitos restaurantes requerem que você faça reserva com antecedência para poder almoçar ou jantar, especialmente aqueles mais badalados de chefs renomados.

Por isso, ao planejar seu roteiro, decida em quais estabelecimentos você e sua família desejam ir e entre em contato com eles para fazer as reservas, garantindo assim a sua tranquilidade.

A regra vale também para a hospedagem. Você poderá conseguir descontos consideráveis, caso reserve a acomodação de sua família antes do embarque.

5. Não estabelecer um orçamento

Outro erro comum, cometido por inúmeras pessoas, é não planejar seus gastos. De fato, é impossível prever quanto se gastará, mas você pode trabalhar com estimativas para não gastar mais do que pode.

Pegue papel e lápis e analise tudo: passagens, hospedagem, alimentação, lazer, transporte, passeios e compras. Feito esse orçamento, deixe uma margem extra para possíveis imprevistos. Dessa maneira, você poderá curtir sua viagem sem preocupações.

Ao planejar uma viagem, fique atento a essas armadilhas que podem fazer suas férias não serem tão proveitosas quanto você deseja. 

www.raupp-flats.com.br